Fases do desenvolvimento

4 de agosto de 2022

Cada fase do desenvolvimento do bebê tem sua magia! Abaixo descrevo algumas curiosidades de cada fase, aproveite cada uma delas!!

0 a 1 mês

O Recém nascido acabou de chegar em casa e parece que só dorme… E é mesmo! Ele pode dormir até 20 horas por dia, com diversos despertares rápidos. Já no início da vida ele consegue levantar a cabeça e reconhece a voz de sua mãe. Enxergar ainda não é tão fácil, só enxerga cerca de 20 a 30 cm de distância!

1 a 2 meses

Nessa fase o bebê já consegue ficar um pouco mais acordado, mas ainda dorme muito. Seus olhinhos já conseguem seguir um objeto e reconhece um rosto, de preferência o materno. Seus braços e pernas se mexem continuamente ainda desordenados. Conversar com o seu bebê olhando nos olhos e com voz natural vai fazê-lo muito feliz e acalmá-lo.

2 a 4 meses

Mais acordado e atento ao ambiente ao redor, o bebê a partir dos 3 meses já tem condições de dormir uma noite toda (mas não se culpe se isso não acontece com o seu). Muita risada ele vai dar e conquistar muitos sorrisos! A brincadeira será de emitir sons e até parece que está querendo conversar!

4 a 6 meses

Agora é a fase em que o bebê já coloca tudo na boca, descobre as mãos e os pés, colocando os dedinhos na boca. Por volta dos 6 meses ele já consegue ficar sentado sem apoio e rola com facilidade. Está ainda mais sociável, sorrindo e emitindo muitos sons aos cuidadores.

6 a 8 meses

Após os 6 meses o bebê consegue reconhecer quando chamam pelo seu nome, e com ajuda, sai da posição de deitado para sentado. Ele já começa a expressar preferência pelos familiares, “estranhando”algumas pessoas.

9 a 12 meses

Todo cuidado é pouco! Engatinhando e depois andando por todos os lados, o bebê de 9 meses começa a explorar todo o ambiente engatinhando por tudo, e daqui pouco, por volta de 1 aninho, começam os primeiros passos! Está na hora de deixar produtos de limpeza em locais altos, fechar portas de armários com trancas e colocar grades para as escadas. Responder a alguns comandos e brincar de levantar a blusa, começar a falar algumas palavras são algumas das muitas gracinhas dessa fase!

A infância é mágica e única, passa rápido! Que consigamos aproveitar cada momento com amor, paciência e compaixão.

Posts recentes